Diversidade Sexual é toda a manifestação da sexualidade humana, apesar do tema indicar as minorias sexuais que vivem a margem de nossa sociedade, se entende por diversidade sexual desde o heterossexual ao pansexual, passando pela homoafeitividade, transexualidade dentre outros.
Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011, por intermédio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n°. 4722 e Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n°. 132, que reconhece as uniões de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar e que caracteriza união estável, a discussão sobre o tema esteve na mesa das famílias brasileira todo o ano vincendo.
Ao se falar do tema e relacioná-lo com os Direitos da Personalidade, este que compõe o ser humano em sua essência, a sexualidade do mesmo é parte de sua personalidade, pois sem esta não seria o individuo pessoa.
Sobre tudo ainda o tema é um tabue de desconhecimento da maioria da população, por questões culturais, religiosas ou até mesmo por receio, nas páginas da história brasileira a diversidade sexual sempre foi maquiada.
A sociedade está em constante processo de construção e reconstrução de direitos, disciplinados ou não pelo ordenamento jurídico. Logo, aqueles que exercem atividade cientifica e colaboram para a criação de leis não podem se circunscrever a uma visão singular arraigada em preconceitos e desrespeito contra o ser humano, impedindo-o de se realizar como pessoa e concretizar materialmente sua dignidade.
Este evento tem por objetivo discutir a importância da sexualidade na vida de cada indivíduo, desde o nascimento até a fase adulta.
Pretende-se ainda demonstrar a importância do exercício da paternidade responsável em relação ao desenvolvimento da sexualidade da criança e o respeito a sua orientação sexual, promovendo a concretização de um dos direitos da personalidade.
A discussão da diversidade sexual é de extrema relevância, não só para a comunidade científica, mas para toda a sociedade.Por ser um tema pouco conhecido no meio jurídico exige um tratamento multidisciplinar para que haja uma melhor compreensão acerca deste assunto.
Por fim pretende-se por meio deste evento trazer o posicionamento de profissionais especializados na área e possibilitar soluções que permitam o exercício da cidadania de forma plena.
texto da Dr.ª Valéria Silva Galdino Cardin
texto da Dr.ª Valéria Silva Galdino Cardin
PROGRAMAÇÃO
11/04 – Quarta – Feira
- Noite
- 19h – Abertura;
- Lançamento da Revista: Diversidade Sexual;
- Lançamento dos Livros:
- Minorias Sexuais - Coord. Tereza Rodrigues Vieira;
- Dano Moral no Direito de Família – Valéria Silva Galdino Cardin;
- Relançamento dos Livros:
- Manual de Direito das Famílias – 8 ed. – Maria Berenice Dias;
- União Homoafetiva: O preconceito e a justiça - Maria Berenice Dias;
- Manual das Sucessões - Maria Berenice Dias;
- Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo (Obra coletiva) - Maria Berenice Dias;
- Dra. Tereza Rodrigues Vieira – Transexualidade: conseqüências jurídicas da identidade de gênero. (depoimento Maitê Schneider)
- Dra. Maria Berenice Dias – Estatuto da Diversidade Sexual.
- 22h 40mim Encerramento;
12/04 – Quinta – Feira
- Manhã
- 8h – Abertura;
- Dr. Toni Reis - Avanços e Desafios dos Direitos Humanos LGBT no Brasil.
- Dra. Eliane Rose Maio – O Nome da Coisa.
- 12h – Encerramento.
- Noite
- 19h – Abertura;
- Dr. Luiz Roberto Barros Mott – BRASIL, CAMPEÃO MUNDIAL DE ASSASSINATOS DEGAYS LGBT: Homofobia: Raízes etnohistóricas e sua erradicação.
- Vídeo: Não Gosto dos meninos – André Matarazzo e Gustavo Ferri;
- Dr. Jorge Duarte Pinheiro – O direito ao casamento de pessoas do mesmo sexo: uma reinvenção do Direito Matrimonial?
- 22h 40mim Encerramento
13/04 – Sexta – Feira
- Manhã
- 8h – Abertura
- Dr. Ronaldo Pamplona Teixeira da Costa e Dr. Carlos Alberto Souza Borba – Psicodrama em Diversidade Sexual
- Painéis
- 12h – Encerramento
- Noite
- 19h – Abertura
- Dr. Ronaldo Pamplona Teixeira da Costa – A definição durante a gestação da Identidade de Gênero e Orientação Sexual
- Dra. Suely Aldir Messeder – Entre gênero e sexualidades: possíveis maneiras de ser mulher vivenciando as masculinidades
- 22h 40mim Encerramento
- Teatro Marista - Maringay - Pr
- Maiores informações http://diversidadesexual.com/congresso2012/
0 comentários:
Postar um comentário