8.3.11

8 de março !

a gente poderia começar com um textinho padrão contando a velha versão do 8 de março: "o 8 de março é o dia internacional das mujeres desde 1977, quando houve um reconhecimento oficial da data pela Organização das Nações Unidas. isso foi fruto das pressões feministas das décadas de 50 em diante. escolheu-se esse dia por conta das lutas jà do começo do século em prol da igualdade de direitos, marcadamente, do direito de voto".
mas o que é mais importante talvez nao seja isso. seria preciso dizer o quanto esse movimento foi contestatorio em sua época, o quanto ele abalou um modo de pensar e de viver naturalizado. as mulheres que o questionavam nao raro passavam a ser vistas como anormais. contudo, seria um engano acreditar que a desnaturalizaçao desses preconceitos, operada à custo de segregações sociais de todo tipo, inclusive sob a alegaçao de doenças mentais e sexuais, terminou por resolver a "questao".
a "questao" mudou de lugar. como resposta à tensao de forças provocada em parte por essas mulheres (e homens) temos a impressao de termos destruido todas as grades, ao menos em discurso, quando na verdade nosso discurso apenas nos encerrou em novas grades de interpretaçao do mundo. hoje naturalizamos outras coisas. talvez uma delas seja a hipocrisia de nos mantermos na posição na qual entender a distância entre a teoria e a pratica nos pareça ja o suficiente.
talvez justamente porque precisemos de uma nova teoria e de uma nova pratica com a mesma força e radicalidade daquelas das mulheres de então. viva o 8 de março !

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

que post down. pior que quando ela o escreveu ela tava contente !

Unknown disse...

adà, cê num quer publicar alguma sobre o sexy sushi algum dia ? eu aqui nos pcs da fac to censurada de pegar videos ! bisous

3 Comentários
Comentários

Assista!


























­Ss##########


۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞


Desde 2008

plano de fundo: "Emancipação" de Elisa Riemer

radio