15.7.10

que a igreja não se meta: argentina aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sex


Depois de 14 horas de debates, de ontem para hoje, o Senado da Argentina converteu em lei um projeto que permite o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. Foram 33 votos a favor contra 27 (do) contra. A sessão está sendo divulgada como tendo sido marcada por muita polêmica (para uma descrição dos debates, cf. o jornal clarín*). Grande parte dela se deveu a questões religiosas, já que vários deputados se manifestaram claramente contra a lei em função de suas crenças pessoais e de declarações de 'autoridades' eclesiásticas. Um tal de monsenhor Jorge Bergoglio teria mesmo chegado a dizer que a envídio do demônio estava dentro daquela lei. Apesar disso, houve também católicos e outros cristãos que votaram tendo em conta o fato de a Argentina ser um Estado laico, como Alfredo Martínez. Trata-se, enfim, do primeiro país latinoamericano a aprovar esse direito.

* http://www.clarin.com/sociedad/Senado-convirtio-Ley-matrimonio-homosexual_0_298770299.html

7 comentários:

 Adan disse...

Aquele abraço para mi compadritos!

 Adan disse...

heim, to pensando em diminuir o endereço do blog para cudofreud.blogspot.com
sempre me atrapalho quando vou digitar o endereço, e vocês? Que tal?

 Adan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
helô disse...

puede ser!

helô disse...

ainda em tempo. a reação:

"DA FRANCE PRESSE, EM BUENOS AIRES
Uma juíza de paz argentina afirmou nesta sexta-feira que jamais realizará o casamento de casais homossexuais, um dia depois de o Senado aprovar uma lei que autoriza essas uniões.
"Que me acusem do que quiser. Deus me diz uma coisa e eu vou obedecer com todo rigor, mesmo que custe meu cargo, e mesmo que me custe a vida", afirmou Marta Covella, juíza de paz da cidade de General Pico.
"Fui criada lendo a Bíblia e sei o que Deus pensa. Deus ama a todos, mas não aprova as coisas ruins que as pessoas fazem. E uma relação entre homossexuais é uma coisa ruim diante dos olhos de Deus", assinalou ainda.
A Argentina se converteu na madrugada de quinta-feira no primeiro país da América Latina a autorizar o casamento entre homossexuais, com uma histórica e longa votação no Senado.
A lei foi aprovada com 33 votos a favor, 27 contra e 3 abstenções, depois de uma sessão que durou mais de 14 horas e apesar da oposição da Igreja católica, que liderou uma intensa mobilização social para impedir a aprovação do projeto.
A nova legislação propõe reformar o Código Civil mudando a fórmula de "marido e mulher" pelo termo "contraentes" e prevê igualar os direitos dos casais homossexuais com os dos heterossexuais, incluindo os direitos de adoção, herança e benefícios sociais.
A Igreja lançou na última semana uma forte ofensiva contra a lei e mobilizou na terça-feira milhares de seus fieis para pressionar contra sua aprovação".

 Adan disse...

que deus a perdoe porque yo...

Felicidade Clandestina disse...

ainda essa semana foram celebrados alguns casamentos por lá.


um casal que estava junto há mais de 20 anos, enfim, conseguiu celebrar a cerimônia *-*

7 Comentários
Comentários

Assista!


























­Ss##########


۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞


Desde 2008

plano de fundo: "Emancipação" de Elisa Riemer

radio