15.3.10

fazendo pipi

[França] UrbanPorn: "Eu mijo em cima da identidade nacional"
.
“Lutamos para mudar esta sociedade, e não temos que fazer seja o que for para dar uma "boa imagem" de nós mesmos”, explica o Coletivo UrbanPorn, sobre a ação realizada em fevereiro numa praça pública, de modo festivo e anárquico, como o caso do falo rosa colocado entre as coxas do monumento Joana d'Arc, que não foi escolhido por acaso: “Nós propusemos uma leitura *queer* da figura da Joana d'Arc como alternativa à que é feita geralmente”. A seguir um comunicado que o grupo divulgou pela internet:

"Enquanto pessoas, feministas, *queer* trans, *pédé*, *gouine*, nós, UrbanPorn, reivindicamos a ação levada a cabo em 22 de fevereiro de 2010 na Praça Joana d’Arc, em Lille. Longe de ser um insulto, uma profanação ou uma atitude decadente, a nossa ação política e lúdica foi uma atitude "aproximativa" ao movimento racista e aos debates patrióticos sobre identidade "nacional”. Intervir em representações simbólicas permite visibilizar e afirmar as nossas identidades numa paisagem cultural e política contaminada de transfobia, através da homofobia, e pelo sexismo.
Sugerimos uma leitura *queer *da figura de Joana d’Arc em alternativa à atual. Masculino? Assexuado? *Pédé*? Trans? *Gouine*? Quem sabe?! Quem determina as nossas identidades? Quem escolhe o que nós deveríamos ser? E por que são os outros quando deveríamos ser nós mesmos a escolher? Consideramos que as identidades de sexo, tipo (gênero), classe e raça não existem por natureza ou por definição, mas que são construídos culturalmente, politicamente e socialmente. Nós não nos reconhecemos nas que são veiculadas pelas imagens e os discursos normativos hegemônicos, não somos todos iguais.
Esta categorização das pessoas tem como conseqüência a criação de um sistema imóvel, binário, falso e excluidor. Enquanto as identidades são porosas e complexas! As nossas identidades são muito mais que nacionais! Não, não queremos uma assimilação republicana compulsória. Não queremos uma heterossexualidade compulsória. Nós, 'trans pédés gouines queer', reivindicamos as nossas diferenças. Parem de nos dizer que o que fazemos com a nossa identidade só pertence à nossa esfera privada. As nossas sexualidades são políticas, os nossos corpos são políticos, as nossas ações são políticas. Agradecemos a Joana d’Arc por ter permitido a realização desta ação na praça pública." (Coletivo UrbanPorn, 4 de março de 2010)
tradução > liberdade à solta
fonte: agência de notícias anarquistas-ana

1 comentário:

Adá disse...

quanta gente suspeita disbaratinada. e de(r)repente, numa manobra ágil...
eu gosto de intervenções urbanas, mas tenho o rabo preso sei lá eu com o quê

1 Comentários
Comentários

Assista!


























­Ss##########


۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞


Desde 2008

plano de fundo: "Emancipação" de Elisa Riemer

radio