Johanna Sigurdardottir, que até então era ministra de Assuntos Sociais, é a primeira chefe de governo assumidamente gay a tomar posse em todo o mundo - apesar de o cargo ser temporário e as eleiçõs estarem previstas para maio.Foi a Islândia também que elegeu a primeira mulher para o cargo mais importante do país - no mundo - em 1980.
Para o site terra "a nomeação de Sigurðardóttir foi recebida com apatia dentro e fora do país". Em entrevista à BBC, Skuli Helgeson que é secretário-geral da Aliança Social Democrática - o partido da nova ministra - disse que trata-se de algo que não surpreende "Eu não acho que a orientação sexual dela importa. Nossos eleitores são bem liberais, eles não se importam com isso”.
Sigurðardottir tem 66 anos, é casada com a escritora islandesa Jonina Leosdottir e mãe de dois filhos. A ministra tem uma grande história dentro das políticas liberais da Islândia e tem lutado pelo bem e igualdade de minorias como mulheres, idosos, pobres, deficientes e imigrantes.
por Camila Marques















































5 comentários:
a situação da islândia é calamitosa, depois que seus (ex)superbancos quebraram, poucas pessoas teriam PEITO pra dar a CARA pra bater dentro da política do país. pois não é por acaso que uma MULHER LÉSBICA expressa essa coragem.
pois é, o terra quer que o leitor 'dobrabil' pense que tal orientação sexual em cargos de confiança não são aceitas não só por ele mas como também por outras pessoas, deixando natural o pé àtras, o preconceito . é ou não é?
(nãos explicou o que o terra tem a ver com a bagaça)
o apatia ficou como "indiferença". a idéia é q mesmo ela sendo gay não houve grande repercussão em função disso.
eu também acho q o terra puxa para o lado de quem manda, mas nesse caso ficou neutro.
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3477633-EI8142,00-Ministra+da+Islandia+podera+ser+primeira+premie+gay.html
ana, cê colou de onde esse comentário?
Postar um comentário