26.2.09

MAIS UMA DOENÇA

Na última sessão do Projeto Um Outro Olhar, foi exibido o filme argentino XXY, dirigido por Lucía Puenzo (filha do cineasta Luis Puenzo). Nele, a vida conturbada de uma "garota" hermafrodita, que, aos 15 anos está descobrindo sua vida sexual e amorosa, é retratada com muito tato. O cuidado foi atento para que o tema não fosse enfocado como bizarro.

Acontece que a Folha Online se interessou mais em polemizar cientificamente a obra, atingindo o título, que fosse. É o tipo de tema que eu não imaginei que o caderno Ilustrada pudesse reduzir a biologismos. Apelando à opinião médica, o jornal destaca apenas que o título "XXY" é incompatível com a nomenclatura científica do intersexo, desmerecendo, por omissão, toda a mensagem do drama cultural que se faz no entorno da protagonista.

É ridículo que a delicadeza de Lucía Puenzo tenha sido encorberta por um veículo midiático que se impõe tanto como intelectual e "alternativo" (diante do porte do jornal)! Embora a apropriação da identidade sexual pelas ciências médicas e biológicas tenha respaldo intelectual nítido e lamentável, era de se fazer crer que a cultura, unanimemente relacionada à identidade, fosse de maior interesse de um caderno cult. É triste a evidência de que a mídia dita intelectual contribui com suas migalhas para legitimar a patologização progressiva da sexualidade ou, como tem feito parecer, sexualismo.


infelizmente, onde pegay esta imagem não diziam o nome d(a)o artista.BAIXE ESTE FILME


Publicado e escrito pela Nuccia


6 comentários:

ana guadalupe disse...

ANALÚ, vi esse filme no ano passado nos meus downloads frenéticos e achei que a menina do filme parecia (fisicamente) com você. no bom sentido!

Guiga disse...

a folha tá foda. recentemente escreveu no editorial que a ditadira brasileira foi brada, da prá acreditar?

Guiga disse...

português apressado, digo "ditadura" e "branda".

nuccia disse...

haha, brigada, ana. ela é bonita, no bom sentido.

e é estranhíssimo o jornalismo não se indignar com a ditadura. será que querendo polemizar, irreverente? penso que a censura ainda existe, a do capital. só se pode escrever o que vende, propaganda privada. como já disse o outro lá, ditadura do capital.deve tar dando dinheiro abrandar a ditadura.

camila disse...

e olha q eles (folha) lançaram lá pelos anos 90 um "especial ditadura" e eu me lembro muito bem de ler lá, de o quanto foi difícil para o "jornalismo sem medo de dizer a verdade" continuar funcionando. deve dar muito dinheiro mesmo, a 'desmemorização' pelo capital.

adan arruda. disse...

"o que era pedra virou homem e o homem é mais sólido que a maré"

6 Comentários
Comentários

Assista!


























­Ss##########


۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞


Desde 2008

plano de fundo: "Emancipação" de Elisa Riemer

radio